Código: | MP1C10019 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TMD | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida |
Português
• Compreender e usar tópicos de matemática discreta para interpretar, representar e investigar situações problemáticas de origem diversificada.
• Mobilizar este conhecimento para refletir criticamente sobre a integração de tópicos de matemática discreta no Ensino Básico.
1. Listagem sistemática, contagem sistemática e raciocínio
- Diagramas em árvore.
- Arranjos e Combinações.
- Princípio fundamental da contagem (princípio da multiplicação) e princípio da adição.
- Princípio da casa dos pombos (teorema de Dirichlet).
- Resolução de problemas.
2. Modelação e resolução de problemas usando grafos e árvores
- Noções elementares sobre grafos: definição de grafo; vértices, arestas e ordem de um grafo; grau de um vértice; grafos simples, completos, conexos; caminhos e circuitos.
- Grafos eulerianos e semieulerianos; eulerização de grafos.
- Grafos de Hamilton e árvores: definições; ciclo de Hamilton; grafos ponderados e algoritmos para determinação de soluções ótimas
- Resolução de problemas.
3. Iteração e recursão
- Padrões e processos iterativos
- Relações de recorrência
- Resolução de problemas
4. Organização e processamento de informação
- Diagramas e tabelas
- Aritmética modular: noções elementares
- Códigos e cifras
- Resolução de problemas
5. Algoritmos e linguagem algorítmica
- Análise, elaboração e verificação de algoritmos
- Fluxogramas
- Resolução de problemas
Há uma forte presença de tópicos de Matemática Discreta em muitos dos conteúdos do Programa de Matemática para o Ensino Básico. Por isso, é importante que os futuros professores do 1.º e 2.º Ciclos adquiram um conhecimento científico sólido sobre os temas que constituem a Matemática Discreta e que se familiarizem com o modo como eles se relacionam com as orientações curriculares oficiais.
O trabalho a desenvolver no âmbito desta Unidade Curricular privilegiará a participação ativa dos/das estudantes, quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com diferentes temas de Matemática Discreta.
As aulas terão, sobretudo, um carácter teórico-prático sendo privilegiada uma pedagogia de resolução de problemas. Em particular, serão explorados e analisados problemas e documentos relacionados com os conteúdos programáticos e serão elaborados e discutidos trabalhos realizados pelos estudantes.
As atividades a desenvolver pelos estudantes incluirão: (i) o estudo de textos científicos, relacionadas com os conteúdos da disciplina (ii) exploração e análise crítica de problemas e (iii) a pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas.
Existirão, também, sessões de acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, que consistirão na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efectuado. Este acompanhamento poderá ser feito presencialmente ou a distância.
De modo a que os/as estudantes possam construir um conhecimento sólido sobre tópicos de Matemática Discreta e refletir sobre a sua integração curricular no Ensino Básico, é importante que as metodologias a usar o/a impliquem ativamente no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, esta UC organiza-se em torno da resolução de problemas que incidem sobre tópicos de Matemática discreta e em torno de seminários realizados pela docente e pelos estudantes.
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Os/as estudantes poderão optar pela modalidade de avaliação contínua ou de exame final. A opção pela avaliação contínua implica a sua participação em, pelo menos, 75% das sessões presenciais. Neste caso, os elementos de avaliação a considerar são: (a) a realização de um teste escrito individual que terá uma ponderação de 40% na classificação final; e (b) um trabalho de grupo que consistirá na realização de um seminário sobre um tema a definir (ponderação de 60%).
Caso os(as) estudantes não obtenham uma classificação superior ou igual a uma classificação igual ou superior a 7 valores em (a) e 9,5 valores na média ponderada de (a) e (b), poderão propor-se a exame, tal como os que não tiverem optado pelo regime de avaliação contínua. Este exame implica a realização de uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos.
Durante as duas primeiras semanas de aulas, as (os) estudantes deverão contactar com a docente da UC a fim de indicarem se optam pela modalidade de avaliação contínua ou por exame final. Este exame implicará a realização de uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos. Se escolherem esta modalidade, podem acompanhar as atividades pela página da UC na plataforma Moodle e colocarem as suas dúvidas à docente.
A opção pela avaliação contínua implica a participação dos estudantes em, pelo menos, 75% das sessões presenciais.
DeBellis, V., Rosenstein, J., Hart, E. & Kenney, M. (2011). Navigating through discrete mathematics in Prekindergarten- grade 5. Reston: NCTM.
Hert, E., DeBellis, V., & Rosenstein; J. (2008). Navigating through discrete mathematics in grades 6-12. Reston: NCTM.
Johnsonbaugh, R. (1986). Discrete mathematics. New Jersey: Prentice Hall International.
NCTM (Ed.). (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. Lisboa: APM (tradução dos Standards 2000, publicado em 2000 pelo NCTM).
Rosenstein, J., Franzblau, D., & F., Roberts. (Eds.). (1997). Discrete mathematics in the schools. Providence, Rhode Island: American Mathematical Society, National Council of Teachers of Mathematics.
|